Feminismos PT

A Assembleia de Mulheres* é um grupo de trabalho permanente do Bloque Latino-americano de Berlim, que nasceu da necessidade de incorporar substancial e criticamente o eixo de gênero no nosso trabalho político. Através do diálogo, da reflexão, da auto-formação e da ação, trabalhamos as questões que envolvem as lutas sociopolíticas das mulheres*. Entendemos como um espaço de solidariedade e de fraternidade, no qual partilhamos e construímos conhecimentos e experiências entre mulheres* migrantes latino-americanas que se solidarizam com a luta anti-patriarcal, tendo como o objetivo combater as desigualdades numa perspectiva interseccional que envolva questões de gênero, classe, étnico-raciais, entre outras.

Para tal, nos inspiramos nas lutas históricas das mulheres* em Abya Yala e em todo o mundo, que se expressam numa pluralidade de feminismos populares e comunitários. Um dos impulsos que levou à criação da Assembleia de Mulheres* foi a enriquecedora formação em que participamos no final de 2019 sobre a Jineolojî, a ciência das mulheres e a vida livre desenvolvida pelo movimento de mulheres do Curdistão. Esta experiência consolidou a nossa convicção de reforçar a unidade do movimento global de libertação e feminista das mulheres*.

É por isso que, como parte dos nossos esforços para criar conexões, fazemos parte da Aliança de Feministas Internacionalistas, uma plataforma de migrantes a partir da qual co-organizamos diferentes propostas, como a «outra» marcha do 8M em Berlim. Em suma, a Assembleia de Mulheres* é um espaço em construção e crescimento, onde estamos definindo a nossa ação política para influenciar as nossas comunidades na Alemanha e para mostrar solidariedade, principalmente, com as lutas das mulheres* na América Central, na América do Sul e no Caribe, nos fortalecendo e nutrindo, assim, das diferentes experiências de feminismos anticoloniais do nosso extenso território.